Blog da turma da sala 3

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Galeria de Londres salva um quadro de Ticiano, mas falta outro



EDIMBURGO (Reuters) - As Galerias Nacional da Escócia e de Londres anunciaram nesta segunda-feira que levantaram os 50 milhões de libras (71 milhões de dólares) necessários para salvar uma obra chave do mestre renascentista Ticiano, antes de ela ser posta à venda.
A campanha para salvar a pintura atraiu críticas de políticos para os quais o dinheiro, que saiu de verbas do governo, poderia ter sido gasto de maneiras mais prudentes neste momento de recessão cada vez mais profunda.
Pertencente ao duque de Sutherland, "Diana and Actaeon" foi oferecido a um preço descrito por especialistas como reduzido, em se tratando de uma obra seminal. Mas o proprietário se beneficia de incentivos fiscais importantes pelo fato de a obra ter sido comprada pelo país.
As galerias agora terão prazo de até 2012 para juntar o dinheiro necessário para comprar uma tela relacionada, "Diana and Callisto", pelo mesmo valor.
Dos 50 milhões de libras levantados para a aquisição de "Diana and Actaeon", o governo escocês prometeu 12,5 milhões de libras, 7,4 milhões vieram de doações públicas, 12,5 milhões da Galeria Nacional de Londres e outros 10 milhões do Fundo Memorial do Patrimônio Nacional.
O prazo final para a venda era 31 de dezembro de 2008, mas foi prorrogado.
Fonte: Globo.com G1 Pop & Art

Nenhum comentário: