Blog da turma da sala 3

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Quadro de Picasso quebra recorde de venda na Austrália



Um retrato abstrato de Paulo Picasso foi vendido por um preço recorde na Austrália, arrecadando 6,9 milhões de dólares australianos (o equivalente a 6,1 milhões de dólares norte-americanos) em um leilão em Sydney.
"Sylvette", obra de 1954, mostra claramente o rosto e os cabelos presos da jovem modelo Sylvette David, que mais tarde se tornaria uma bem-sucedida artista, em meio a pinceladas de vermelho vivo, amarelo e verde. O comprador, que fez o lance por telefone, não foi identificado.
"Sydney é a Nova York do mercado de arte no Hemisfério Sul", disse à Reuters Marie Geissler, porta-voz da galeria Deutscher-Menzies, acrescentando que a venda prova que as galerias australianas podem vender obras internacionalmente.
O quadro de Picasso quebrou facilmente o antigo recorde de 3,48 milhões de dólares australianos pagos por um trabalho de Brett Whiteley no ano passado. Whiteley é considerado o "bad boy" da arte australiana.
O mercado de arte australiano tem tido um bom ano, impulsionado pelos colecionadores envolvidos com o boom da mineração puxado pela China.
Rodney Menzies, chefe da galeria, comprou o Picasso há dois anos por 4.608.000 dólares, despertando o interesse do mercado asiático e europeu.
Sylvette David foi modelo de mais de 40 obras de Picasso, quando tinha 17 anos e morava em Valories, sul da França. Sua altura e o longo cabelo loiro fascinaram o pintor cubista espanhol, que morreu em 1973.
(Reportagem de James Grubel)

fonte : Globo.com 18/06/2008

Nenhum comentário: