Quarta exposição: de 6 de maio a 20 de junho de 2008
Local: Mezanino do Palácio da Cultura Gustavo Capanema
Endereço: Rua da Imprensa, 16, mezanino, Centro Rio de Janeiro
Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h
Telefone: (21) 2279-8092
Entrada franca
Visitas Orientadas Terças-feiras e quintas-feiras, às 10h30 e às 14h·.
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) apresenta a quarta exposição do Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea 2007/2008, com trabalhos de quatro artistas brasileiros :Aline Dias ,Cristiano Lenhardt,Izabela Pucu e Teresa Viana.
O Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea visa estimular a produção e circulação de obras de arte no Brasil. Projetos de exposição idealizados por artistas de todo o País passam pela avaliação de uma comissão julgadora. Os selecionados são divididos em cinco mostras coletivas, que ocupam o Palácio Gustavo Capanema ao longo do ano. Na edição 2007/2008, a Funarte recebeu 372 projetos, dos quais 24 foram selecionados por comissão formada pela artista plástica Jeanine Toledo, coordenadora-geral do Espaço Mauro Mota da Fundação Joaquim Nabuco; pela crítica e professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), Viviane Matesco; e pela pesquisadora de arte contemporânea Mariza Veloso, professora de Antropologia da Universidade de Brasília. A seleção procurou abranger as várias tendências da arte produzida hoje no País. Além de fomentar a produção em artes visuais, o Prêmio Projéteis atua, a partir desta edição, no estímulo à formação de público, com a incorporação de um programa de monitoria às exposições. Os visitantes são recebidos por uma contadora de histórias que os conduz, numa linguagem poética e lúdica, ao universo das artes visuais. A crítica de arte Marisa Flórido é a responsável pela preparação de toda a equipe do Projéteis.
OS ARTISTAS E AS OBRAS
OS ARTISTAS E AS OBRAS
ALINE DIAS - Nascida em Itajaí (SC), em 1980, é formada em artes plásticas pela UDESC e mestranda em poéticas visuais pelo PPGAV - UFRGS. Suas obras já foram expostas, entre outros locais, na Fundação Joaquim Nabuco (PE), no MASC (SC), no MAC-CE, no MAC-PR e no MAM-SP. Obras expostas - A artista expõe três instalações construídas com resíduos de materiais do cotidiano, sobre os quais impõe rigorosa organização visual.
Cubo de Poeira: obra composta por um cubo de 5 x 5 x 5 cm, feito de poeira doméstica.
Petit (pêlos): instalação formada por cinco peças de 10 x 5 cm cada, sobre as quais estão colados pêlos de gato.
Traças: instalação realizada com 260 casulos de traças que, fixados na parede, formam uma linha horizontal de 13 metros.
CRISTIANO LENHARDT - Nascido em Itaara (RS), em 1975, é formado em artes plásticas pela UFSM/ RS. Já expôs, entre outros locais, no Centro Cultural São Paulo, na Galeria A Gentil Carioca, no SPA das artes (Recife) e na Fiat Mostra Brasil (SP).
Obra exposta - O artista apresenta duas obras em vídeo que, juntos, constituem um único trabalho. Vídeo em luz e Vídeo em água serão exibidos, lado a lado, em dois aparelhos de TV diferentes, apoiados no chão. As imagens registram o sutil, o fantástico mundo do simbólico.
IZABELA PUCU - Nascida na cidade do Rio de Janeiro, em 1979, é mestre em Linguagens Visuais pela EBA/UFRJ. Atualmente, trabalha como professora substituta do Instituto de Artes da UERJ e organiza um livro com críticas de Wilson Coutinho. Já teve obras expostas no Castelinho do Flamengo (RJ), na Tate Modern (Londres) e no SPA das Artes (PE), entre outros. Obras expostas - A artista apresenta dois vídeos-performance que discutem o processo de trabalho na arte, enfocando questões como a transitoriedade.
1 minuto (ou cada instante é diferente): o vídeo mostra a mão da artista, que tenta acompanhar a passagem do tempo escrevendo e sobrepondo em uma folha de papel, sucessivamente, os números referentes aos segundos.
Materiais de Tempo II: a artista constrói diante da câmera, por meio de um processo simples e repetitivo, diversos cubos de argila de peso e massa idênticos.
TERESA VIANA - Nascida em 1960, no Rio de Janeiro, é formada pela EAV do Parque Lage (RJ). Já expôs no Espaço Cultural Sérgio Porto (RJ), no Paço das Artes de São Paulo, no 9º Festival Estúdio Abierto de Buenos Aires (Argentina), no MAC-CE, na Art Miami Fair (EUA), na Feira Internacional Arco (Madri, Espanha) e no MAM-SP, entre outros.
Obra exposta - A artista participa da mostra com um site specific (sem título), que foi construído em entretela colorida sobre uma das grandes paredes da galeria. O trabalho foi concebido e realizado diretamente no local, a partir do confronto da artista com o espaço expositivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário