Blog da turma da sala 3

domingo, 11 de maio de 2008

Viviane e Cristina no museu de Belas Artes em visita a exposição de Taunay

Museu de Belas Artes apresenta retrospectiva de Nicolas-Antoine Taunay





Auto-retrato. c. 1800. Crayon sobre papel





Pinturas, desenhos e vídeos compõem a exposição “Nicolas-Antoine Taunay no Brasil: uma leitura dos trópicos”, inaugurada no dia 6, no Museu Nacional de Belas Artes.
A mostra, inserida nas comemorações dos 200 anos da chegada de D. João e da Família Real ao Rio de Janeiro, tem curadoria da historiadora Lilia Moritz Schwarcz, e apresentará – pela primeira vez – toda a trajetória artística de Nicolas-Antoine Taunay, cujo trabalho estabeleceu um diálogo original entre as telas classicistas francesas, as paisagens iluminadas de Roma e as vistas tropicais do Rio de Janeiro.
Setenta e uma obras ocupam cinco salas do museu. Dividida em módulos, a mostra conduzirá o público a uma viagem pela obra do artista. Taunay nasceu em Paris, em 1755, e começou sua carreira de pintor aos 13 anos. Freqüentou a Academia Real de Pintura e Escultura da França e a Academia de França, em Roma. Aos 60 anos, vem para o Brasil com a esposa e cinco filhos. Aqui chegou em 1816 junto com um grupo de artistas franceses, do qual faziam parte, entre outros, Debret e Grandjean de Montigny. Taunay morou no Rio de Janeiro durante os cinco anos em que permaneceu no país. Os artistas franceses ficaram fascinados pelas paisagens tropicais, e contribuíram muito para a formação da história das artes visuais no Brasil. Será a mais importante mostra do artista já exibida no país.








Largo do Machado à Laranjeiras. 1816-1821. Óleo sobre tela



De 6 de maio a 6 de julho
Museu Nacional de Belas Artes (Avenida Rio Branco, 199, Centro)
De terça a sexta-feira, das 10h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h
Entrada gratuita aos domingos. De terça-feira a sábado, ingressos a R$5.
Informações: 2240-0068
Cascatinha da Tijuca. 1816-1821. Óleo sobre madeira







fonte; jb on line 5/5/2008

Nenhum comentário: