Blog da turma da sala 3

domingo, 16 de novembro de 2008

Gerhard Richter é festejado na Alemanha

Exposição 'Imagens Abstratas', no Museu Ludwig de Colônia


Raramente um artista vivo foi tão cultuado no país como o pintor Gerhard Richter. Marchands brigam por seus quadros e milhares de pessoas se amontoam para ver exposições de suas obras, como a que acontece em Colônia.
"Falar sobre a pintura não é apenas difícil, como talvez até completamente sem sentido", disse certa vez o pintor Gerhard Richter. Interpretações de obras de arte costumam ser carregadas de clichês, diante dos quais Richter se irrita com facilidade. Para ele, perguntar o que um pintor "pensou ao construir uma obra" é a mesma coisa que "perguntar a Einstein o que ele pensou quando apresentou a Teoria da Relatividade. Ele não pensou, ele fez contas", diz o artista.
Para o colecionador de arte Bernd Lunkewitz, Richter é, há muito tempo, "o mais importante artista alemão vivo". Conhecido há mais de quatro décadas, ele atinge extamente agora, aos 76 anos, o auge de sua carreira. "Acredito que Richter garante, sem dúvida, seu lugar na história da arte. Hoje tudo possui uma outra dimensão em função da mídia e também de um mercado de arte louco", analisa Ulrich Wilmes, curador da mostra dedicada à obra de Richter no Museu Ludwig, em Colônia.

Fonte : Nina Funke-Kaiser D.W.World-DE

Nenhum comentário: