© Cindy Sherman. Courtesy Monika Sprüth Pilomene Magers
Uma exposição em Munique, na Alemanha, traz obras dos últimos 150 anos de artistas que se opõem à maneira como as mulheres são tradicionalmente mostradas nas artes.
A mostra “Female Trouble”, na Pinacoteca de Arte Moderna de Munique, mostra vídeos e fotos feitos em sua maioria por mulheres, cobrindo desde o século 19 até os dias de hoje.
Segundo os organizadores da exposição, desde a invenção da fotografia há cerca de 170 anos as mulheres usam a câmera para se expressar.
Clique aqui para ver fotos
Algumas artistas a empregaram também para combater os estereótipos das mulheres nas artes, que são freqüentemente retratadas como santas ou musas sedutoras.
As obras expostas em Munique incluem tanto trabalhos de artistas relativamente famosas como também de desconhecidas.
Entre elas estão pioneiras do século 19 como a Condessa de Castiglione e a surrealista Claude Cahun, e também artistas modernas como Cindy Sherman, Sarah Lucas e Pipilotti Rist.
Os organizadores da mostra “Female Trouble” dizem que as artistas expostas “destruíram com humor e ironia a iconografia tradicional da mulher na arte”.
Várias obras querem chocar e provocar os visitantes da mostra, como a imagem de uma santa com o seio de fora ou de um travesti nu.
A mostra “Female Trouble” fica em cartaz na Pinacoteca de Arte Moderna de Munique até o dia 26 de outubro de 2008.
Fonte: BBC BRASIL Marcelo Crescenti
Blog da turma da sala 3
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
viva Marcelo Crescenti e a BBC ...o que é bem feito é para ser divulgado...
viva ctrl c ctrl v
Postar um comentário