Blog da turma da sala 3

sexta-feira, 4 de abril de 2008

PALAVRAS DE ARTISTA

Artista : Iole de Freitas
Fonte : Iole de Freitas Depoimento
Circuito Atelier / Iole de Freitas; Marília Andrés Ribeiro (organizadora) - Belo Horizonte; C/Arte,2005
páginas 38 e 39


Você já nos falou de seu diálogo com os artistas, mas como é a sua conversa com os curadores e os críticos de arte?

Certos artistas caminham isoladamente, porém acho que uma das nossas grandes riquezas culturais são estas buscas, estas tensões, estes embates mentais onde são aferidos valores, adquire-se lucidez sobre o processo, sobre a obra de outros artistas e sobre as questoes da arte, sobre a obra de outros artistas e sobre o que resulta desta nossa vontade de construir - uma linguagem, como ela é vista e percebida pelo outro, o que suscita como investigação mental no outro.



O que eu percebo é que você está atenta á fala dos artistas, dos críticos e curadores e também dos galeristas, e esse diálogo faz o trabalho crescer.

Acredito que o processo criativo se amplia e evolui através de uma investigação solitária, em busca da constituição de uma linguagem. Mas esta linguagem se estrutura e se enriquece com os diálogos entre artistas, críticos e agentes culturais, tais como colecionadores e galeristas, quando estes tem a promoção e divulgação da obra do artista como fator primordial nas articulações institucionais e no mercado de arte.


Nenhum comentário: